REVERENDO MAXIMILIAN ALBRECHT
PREGADOR DA METRÓPOLE
HOMILIA DIÁRIA
6ª FEIRA DA XXV SEMANA
DO TEMPO COMUM
EVANGELHO
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo São Lucas.
℟. Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
Amados irmãos em Cristo, Shalom!
O Evangelho de hoje nos conduz ao coração da fé. Nosso Senhor interroga os discípulos: “Quem diz o povo que eu sou?” (Lc 9,18). As respostas são variadas, fruto das vozes humanas que não reconhecem a plenitude do Mistério. Mas então Jesus volta-Se aos Seus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Lc 9,20). Eis a pergunta que ecoa através dos séculos, até nós.
Pedro, movido pela graça, proclama: “Tu és o Cristo de Deus”. Esta confissão não nasce da carne, mas da revelação do Pai. É o testemunho fundante da Igreja: Jesus é o Ungido, o Messias esperado.
Contudo, o Senhor logo anuncia o caminho pelo qual se manifestará como Cristo: a via da cruz. O Filho do Homem será rejeitado, sofrerá e morrerá, mas ao terceiro dia ressuscitará. Vede, portanto: não há Cristo sem cruz, nem glória sem paixão. O Messias é o servo que se entrega e n’Ele a vitória passa pelo sacrifício.
Cada um de nós é convidado a responder novamente à pergunta de Jesus. Quem é Cristo para mim? Um profeta entre tantos, ou o Senhor da minha vida? Reconhecê-Lo é confessar não somente com os lábios, mas com a existência inteira, abraçando com fé também o mistério da cruz.
Que o Espírito Santo nos conceda a mesma ousadia e fidelidade de Pedro, para seguirmos o Cristo que morreu e ressuscitou por cada um de nós.
![]() |
Padre Maximilian Albrecht “IN VERBO TUO LAXABO RETE” — Lc 5, 5 |
Postar um comentário