Homilia Diária | 25/09 | XXV Semana do Tempo Comum

              

 REVERENDO MAXIMILIAN ALBRECHT
PREGADOR DA METRÓPOLE



HOMILIA DIÁRIA
5ª FEIRA DA XXV SEMANA
DO TEMPO COMUM


EVANGELHO
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo São Lucas. 
℟. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



HOMILIA

Queridos irmãos em Cristo Jesus, Shalom!

O Evangelho nos apresenta hoje a perplexidade de Herodes. Ele ouve falar de Cristo, de Seus milagres e de Seu anúncio, mas não O reconhece. Para Herodes, Jesus é um enigma, uma inquietação. Ele sabe que mandou matar João, mas agora se encontra diante de um Mistério que não pode calar nem sepultar.

A reação do tetrarca é a imagem de muitos corações: curiosidade sem fé, interesse sem conversão. Herodes deseja ver Jesus, mas não para segui-Lo; deseja ver, mas não acolher. E aqui se esconde um perigo espiritual para todos nós: querer um Cristo espetáculo, mas não um Cristo Senhor; buscar sinais, mas não a cruz; desejar a novidade, mas não a mudança de vida.

Amados, Jesus não é rumor, nem fantasma do passado. Ele é o Vivente, o Filho de Deus que irrompe na história. Quem O encontra com fé, não permanece perplexo, mas transformado. Quem O vê com olhos humanos, pode até ficar admirado; mas quem O contempla com os olhos da fé, encontra a salvação.

Perguntemo-nos, portanto: diante de Cristo, somos como Herodes — apenas curiosos e superficiais — ou como os discípulos, que deixam tudo para segui-Lo?

Que a Virgem Maria nos ensine a não somente ouvir falar de Jesus, mas a reconhecê-Lo como o Senhor da nossa vida.

Padre Maximilian Albrecht
“IN VERBO TUO LAXABO RETE” —  Lc 5, 5

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem