Decreto 'Christus Dominus' | Reforma do Seminário Metropolitano Santo Agostinho

DOM RONALDO SKOL ARAÚJO JÚNIOR
Bispo-auxiliar de Belém do Pará
Reitor do Seminário Metropolitano Santo Agostinho
________________

«CRISTO SENHOR» da Igreja é o sustento e fundamento de nossas vocações e da nossa missão. Ele é a origem, o espírito que nos incentiva a começar, é a força que nos sustenta no caminho e é justamente ele mesmo o fim que almejamos através do nosso apostolado. É a origem, o meio e o fim. Passado, presente e futuro.

Seguindo as orientações que nosso Arcebispo determinou na Carta Pastoral 'Coetus in Excelsis' sobre a reforma do Seminário, e em unidade com ele para que este produza todos os efeitos a que se propõe na formação de seminaristas e fiéis leigos, decreto o que segue:


I. O SEMINÁRIO

1. O tempo de formação até o sacerdócio deverá ser de até três semanas, salvo por motivo justo.

2. Ao ingressar no Seminário, será preparada uma "Carta de Ingresso", com nome, nick e data de ingresso do vocacionado. Será apresentado ao quarto do seminário no Habbo, receberá instrução sobre as roupas e a missão que deve usar enquanto na Igreja. A AULA 1 pode ser ministrada neste momento.

3. As aulas ministradas no Seminário serão as seguintes, preferencialmente ministradas via Discord:

AULA 1: Introdução geral sobre a Igreja Católica na realidade, a Igreja no Habbo, a Arquidiocese de Belém, a hierarquia, os sacramentos e a missão.
AULA 2: Como responder, fazer leituras e servir como coroinha (librífero) na Santa Missa; Introdução sobre as partes da Missa, as vestes, os objetos, as cores e os tempos litúrgicos.
AULA 3: Presidência da Celebração da Palavra. Aprofundamento sobre as partes da celebração e como utilizar o site do missal romano e outros livros.
AULA 4: Diácono na Santa Missa (Evangelho e Ofertório); Aprofundamento sobre os sacramentos, a hierarquia e os pronomes. A formação sobre acólito (mitrífero, baculífero e turiferário) é opcional, a depender do seminarista.
Após aprovado, ordenação diaconal.
AULA 5: Presidência da Santa Missa. Aprofundamento sobre a liturgia: vestes, objetos e alfaias, cores e tempos (na realidade e no jogo). Aprofundamento sobre uso dos livros litúrgicos, orientação sobre a presidência de outros sacramentos (batismo, confissão e matrimônio).
Após aprovado, ordenação presbiteral.

Os seminaristas serão classificados conforme a aula em que estão. 
A avaliação não deve ser severa demais, pois muito se aprende com a convivência.

4. Ao concluir cada etapa, o Reitor, ou alguém delegado por ele, encaminhará uma carta ao metropolita intitulada "Certificado de Conclusão da formação diaconal/presbiteral", certificando que o seminarista está apto para a ordenação diaconal/presbiteral e solicitando a ele autorização para ela, indicação do presidente e local da celebração, sempre levando em conta a preferência do vocacionado.

5As ordenações serão realizadas na Catedral-Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, salvo motivo justo ou outra razão nomeada pelo metropolita. Após cada ordenação far-se-á uma "Ata de Ordenação Diaconal/Presbiteral", a ser postada no site e arquivada nos anais da Cúria e encaminhada para a Congregação para o Clero e para a Educação Católica.


II. A CATEQUESE

6. A catequese ao povo fiel de Deus serão momentos de exposição da fé católica de forma simplificada e interativa, buscando esclarecer dúvidas e explicar pontos fundamentais da fé. 

Para este fim, apenas a AULA 1 será suficiente.


III. A FORMAÇÃO LAICAL

7. A formação laical visa ensinar as bases da fé e como participar ativamente da santa missa respondendo e lendo, conhecendo os sites e as partes da Santa Missa. O fiel pode ser ensinado a ser librífero (coroinha), caso deseje.

Será composta pela AULA 1 e pela AULA 2.


IV. A FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA (MESCEs)

8. A formação dos MESCEs é naturalmente mais complexa, pois estamos diante de féis leigos com interesse e engajamento e que representarão o nome da Arquidiocese durante as Celebrações da Palavra que presidirem. É importante ensinar 

Será composta pela AULA 1AULA 2 e AULA 3.


Assim decido, conforme querido pelo nosso pastor, para as reformas pretendidas naquela Carta mencionada acima.

Encomendo este nosso Seminário às mãos de Nossa Senhora de Nazaré para que ela leve até Deus e dele obtenha-nos as forças e o ânimo que necessitamos neste apostolado.

Dado e passado no escritório do Reitor, na cidade de Monsenhor Tabosa, território desta província eclesiástica, aos 6 dias de Agosto do ano do Senhor de 2025, primeiro do pontificado de Pio.

+RONALDO SKOL ARAÚJO JÚNIOR
Reitor do Seminário Metropolitano

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem