Chancelaria | Ata da V Reunião Arquidiocesana

 
CHANCELARIA METROPOLITANA
Arquidiocese de Belém do Pará
___________________________
Ata da V Reunião Arquidiocesana
30 de agosto de 2025
___________________________


Aos 30 dias de agosto de 2025, às 15:00, reuniram-se em assembleia ordinária sob a presidência de Dom Tomás no Auditório Taboense, cidade de Monsenhor Tabosa, os membros da Arquidiocese que assinam ao final da presente ata, afim de tratar sobre três pontos relevantes para as próximas semanas na Arquidiocese:

    I. Algum evento grandioso para o final do mês;
    II. O evento do dia 7 de setembro com o Presidente Lima;
    III. Planejamento inicial do Círio de Nazaré.


IIniciadas as discussões, foram sugeridos por Dom Malindo vários dias relevantes dentro do mês de setembro, entre eles São Gregório Magno (03), a Exaltação da Santa Cruz (14), São Padre Pio (23) e São Miguel (29). Foi então decidido que a celebração principal da Arquidiocese no mês será a Festa dos arcanjos São Miguel, Gabriel e Rafael, no dia 29, aproveitando a visibilidade que a Quaresma de São Miguel tem recebido graças a Frei Gilson e ao Instituto Hesed.

Foram pensados em eventos a se celebrarem, além da missa. Teve destaque a doação, bingo a rifa e a celebração de um Cerco de Jericó, iniciando-se no dia 23 (São Padre Pio) e findando-se no dia 29, com solene celebração eucarística e derrubada dos muros. A organização será presidida por Padre Jorge Eldo. Os dias do Cerco terão a participação dos vários RPGs parceiros.

II. Depois, passando para o evento do dia da independência com o Presidente Lima e colhendo sugestões para tal foi sugerido o "Grito dos Excluídos". Após algum debate, esta opção foi descartada por não estar alinhada com nosso anfitrião e por ser demasiado política. Então, no lugar, padre Jorge sugeriu uma "Marcha para Jesus", que foi bem recebida. Porém, após protestos de que seria muito protestantizado, decidiu-se por uma "Marcha COM Jesus", semelhante a Corpus Christi, em horário a definir conforme o evento do Congresso.

 III. Finalizando a reunião, falou-se do vindouro Círio de Nazaré. Após consultarmos o cronograma oficial, decidiu-se pelo seu início no dia 7 de outubro, concluindo-o no dia 12. Por ser o mesmo dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, e sabendo que ambos os títulos são de Nossa Senhora, decidiu-se que celebraremos apenas o Círio de Nazaré.

A programação contará, até o momento, com celebrações de abertura (dia 7), translado da imagem para a Catedral (dia 10) e o círio em si (dia 12), que contará com romarias fluvial e rodoviária até o momento.

Também decidiu-se por nomear o Dr. Bryan dos Ouros como presidente da organização do Círio, por ter ele um especial vínculo com a celebração. Outros detalhes das romarias foram debatidos, porém serão mantidos sob segredo por hora.

A reunião terminou as 16:20, cerca de uma hora após ter, de facto, iniciado.

É a ata.

Estiveram presentes:

Dom Tomás
Dom Marlindo
Dom Ronaldo
Pe. Maximilian Albrecht
Pe. Gilberto Senna
Pe. Jorge Eldo
Diác. Beefee Bartolomeu
Sem. Lucas de Aquino

Entre outros transeuntes em diferentes momentos.

Dado e passado no Palácio da Chancelaria, Cidade do Tabosa, domínio secular desta arquidiocese, aos 31 dias de agosto do ano da esperança de 2025, primeiro do pontificado de Pio.

+GUILHERME CALIXTO
Chanceler

Côn. JOÃO MAFFS
Vice-Chanceler

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem