PATRIARCADO DE
BELÉM DO PARÁ
______________________________
ATA DO I SANTO SÍNODO
Aos 24 dias de novembro de 2025, reuniram-se no Salão Sinodal Nossa Senhora de Nazaré, na cidade do Carmo, domínio secular desta Igreja Particular, sob a presidência de Dom Tomás Araújo Card. von Klapperschlange, Administrador Apostólico:
Dom Marlindo Card. Araújo
Dom João Card. Frazen
Rev. Pe. Gilberto Dentixta Senna
Rev. Diác. Fr. Javalhete Ferreira
Sra. Pres. da Rep. Chocotone Regina Senna
Sr. Vice-Pres. da Rep. Dr. Bryan dos Ouros
Sr. Beefee Bartholomeu
Sra. Mila Frazen
Em primeiro lugar, fora confirmada a Autocefalia de Belém, que agora constitui-se um Patriarcado.
Foram feitas duas votações secretas, a primeira para decidir o mandato do Patriarca, tendo sido sugeridas como opções 4 semanas e 45 dias. Prevaleceu a segunda. Depois, chegou-se ao consenso de que não deve haver limite de reeleições.
A segunda votação tratou da eleição do Patriarca. Dom Marlindo e Dom Tomás renunciaram aos seus votos, retirando seus nomes da eleição. Os possíveis candidatos foram: Dom João Frazen, Dom Charles Frazen e Dom Ronaldo Araújo.
O primeiro turno terminou com Dom Charles recebendo 1 voto, Dom João com 3 votos e Dom Ronaldo com 4 votos. O segundo turno, entre Dom João e Dom Ronaldo, iniciado imediatamente após o primeiro, terminou com Dom Ronaldo com 3 votos e Dom João Frazen com 6 votos.
Dom João foi então aclamado como Patriarca e, após convite de Dom Tomás, assumiu a cadeira da presidência do Santo Sínodo. Prometeu uma igreja pautada na Fé, Esperança e no Amor, mas sobretudo neste último: que acolhe e que dá sentido a crer em Deus. Finalizou com a bênção. Os presentes saudaram o novo Patriarca.
É a ata.
Belém do Pará, 24 de novembro de 2025.
DOM TOMÁS ARAÚJO CARD. VON KLAPPERSCHLANGE
Chanceler do Patriarcado


Chocotone Regina Senna é o CACETE
ResponderExcluiré Chocotone Regina Elizabetha de KAXINAWÁ
Postar um comentário