Dom Maximilian Albrecht
Arcebispo Metropolitano de Belém
Decreto Via Vocationali
Reforma dos Seminários Arquidiocesanos
Reforma dos Seminários Arquidiocesanos
Movido pelo zelo pastoral e pela necessidade de fortalecer as estruturas formativas que preparam os futuros ministros da Santa Igreja, considerando as orientações da Santa Sé quanto ao caminho gradual de discernimento vocacional e atendendo aos legítimos anseios desta amada Arquidiocese, determino, por meio deste Decreto Via Vocationali, a reforma e reorganização dos Seminários Arquidiocesanos.
Assim, o Seminário Metropolitano Santo Agostinho — casa de longa e venerável história na formação de nossos clérigos — passará, a partir desta data, a denominar-se Seminário Propedêutico Santo Agostinho.
Este será o espaço próprio da formação inicial e diaconal, onde os candidatos ao ministério receberão os fundamentos humanos, espirituais, comunitários e pastorais de sua vocação, sendo acompanhados com paternal dedicação por seus formadores e diretores espirituais.
De igual modo, erigimos canonicamente o Seminário Maior São Pio X, destinado à formação teológica e sacerdotal dos diáconos transitórios, de modo que o itinerário formativo se consolide em duas etapas complementares e harmônicas — o Propedêutico e o Maior —, conforme o espírito da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis.
Que ambas as casas formativas permaneçam sob a intercessão de Santo Agostinho, mestre da interioridade e do amor à verdade, e de São Pio de Pietrelcina, modelo de fidelidade à doutrina e de zelo pastoral. Que nelas floresçam vocações santas, sólidas e plenamente configuradas ao Coração Sacerdotal de Cristo.
Confiamos, ainda, aos cuidados do Reitor do Seminário Metropolitano, dos formadores e de todo o povo de Deus, o êxito desta nova etapa, rogando à Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, que sustente e abençoe esta obra de renovação espiritual.
Dado e passado na Cúria Metropolitana de Belém do Pará, aos dezesseis dias do mês de outubro do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco.




Postar um comentário