Carta do Arcebispo | Dom Apolônio Moresi

 
  
   Amado irmão Dom Apolônio Moresi,

Quero publicamente por meio destas letras agradecer pelos mais de dois meses de trabalho em que estivemos juntos em Belém. Lembro-me, lá pelos idos de maio, de quantas vezes insisti em seu whatsapp para que viesse trabalhar comigo e de como sua vinda foi providencial para o trabalho arquidiocesano.

Agradeço seu conselho e competência, presteza e companhia. Sua prudência e capacidade muito são capazes de somar onde quer que esteja e tenho certeza que a igreja de Gregório tem muito a ganhar com sua contribuição.

Não recrimino nem repreendo sua defecção, pois entendo que sempre foi seu desejo estar junto de seus amigos da antiga USSP e numa ICAR livre de Ravassi, Lavezzo e Snaif. Não posso ser egoísta e dizer "não vá" ou então te rotular como "cismático" e "traidor" sendo que sempre fostes muito claro com todos sobre este seu desejo. Creio e professo sempre que todas as igrejas, mesmo a SICAR, possuem o mesmo objetivo de ser um apostolado e todos são católicos, com exceções raras. Não posso, agora, ser hipócrita e recriminar-te por sair de um meio católico e ir para outro meio católico. Faça o que tem que ser feito, da melhor forma possível, pela magnificação do Reino neste joguinho.

Não se canse, não pare, continue sendo um bom e prudente conselheiro, um justo e capacitado prelado. Se era isto o que desejava, então só posso te dizer: viva o que tanto lutou para viver, eis aí a ICAR sem aqueles perversos. Seja feliz meu amigo.

E desde aqui, de Belém, que permanecerá junto a Pio, saiba que sempre terás uma massa de amigos prontos para te encorajar e fortalecer no caminho.

Que Nosso Senhor, pela intercessão de Maria Santíssima e de São Paulo Apóstolo te guiem e abençoem nesse novo ciclo com a igreja de Gregório, amado irmão. São meus votos.

Viva Cristo Rei. Salve Maria.

Palácio das Laranjeiras, 8 de agosto de 2025.

Em Cristo,

TOMÁS ARAÚJO Card. VON KLAPPERSCHLANGE
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de
BELÉM DO PARÁ

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem