ARQUIDIOCESE DEBELÉM DO PARÁ_________________________Subsídio para preparação de folhetosAdoração e bênção do Santíssimo Sacramento
PASTORAL LITÚRGICA_________________________
ARQUIDIOCESE DE
BELÉM DO PARÁ
_________________________
Subsídio para preparação de folhetos
Adoração e bênção do Santíssimo Sacramento
PASTORAL LITÚRGICA
_________________________
ORIENTAÇÕES GERAIS
A adoração possui quatro partes: EXPOSIÇÃO (quando o presidente toma Jesus Eucarístico do Sacrário e o expõe no ostensório), ADORAÇÃO (momento em que todos adoram), BENÇÃO (a benção em si) e REPOSIÇÃO (quando se tira Jesus Eucarístico do ostensório e o guarda novamente no sacrário).
__________
EXPOSIÇÃO
Reunido o povo, o ministro aproxima-se do altar, ao som de um canto, se for oportuno. Se o Sacramento não se encontrar no altar da exposição, o ministro, de véu umeral, vai buscá-lo, no lugar onde é conservado.
Aqui o presidente toma o Santíssimo de onde está guardado e o expõe.
ADORAÇÃO
Durante a Adoração, as orações, cantos e leituras devem ser organizados de tal modo que os fiéis, recolhidos em fervorosa oração, se dediquem ao Cristo Senhor.
É um momento relativamente livre, podendo ser adicionados CANTOS, LEITURAS E ORAÇÕES livremente, dedicadas ao mistério Eucarístico.
BENÇÃO
Ao término da adoração, o sacerdote ou diácono aproxima-se do altar, faz genuflexão e ajoelha-se; entoa-se o TÃO SUBLIME. Enquanto isso, o ministro, de joelhos, incensa o Santíssimo Sacramento quando a exposição for com ostensório.
℟.: TÃO SUBLIME SACRAMENTO ADOREMOS NESTE ALTAR,
POIS O ANTIGO TESTAMENTO DEU AO NOVO O SEU LUGAR.
VENHA A FÉ POR SUPLEMENTO OS SENTIDOS COMPLETAR.
AO ETERNO PAI CANTEMOS A JESUS, O REDENTOR,
AO ESPÍRITO EXALTEMOS, NA TRINDADE ETERNO AMOR.
AO DEUS UNO E TRINO DEMOS A ALEGRIA DO LOUVOR.
AMÉM! AMÉM!
℣.: Do céu lhes destes o pão.
℟.: Que contém todo o sabor.
Em seguida, pondo-se de pé, diz:
℣.: Oremos.
Após uma pausa silenciosa, o ministro prossegue:
℣.: Senhor nosso Deus, concedei-nos haurir a salvação eterna desta divina fonte, pois cremos e professamos que Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria e morto por nós na Cruz, está realmente presente no sacramento da Eucaristia. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos respondem:
℟.: Amém.
BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO
Terminada a oração, o sacerdote ou o diácono, de véu umeral, faz genuflexão, toma o ostensório ou cibório e com ele traça, em silêncio, o sinal-da-cruz sobre o povo.
Depois, devolve o ostensório ou cibório sobre o corporal e reza:
Ato de Louvor
℣.: Bendito seja Deus.
℟.: Bendito seja o seu santo nome.
℣.: Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
℟.: Bendito seja o nome de Jesus.
℣.: Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.
℟.: Bendito seja o seu preciosismo sangue.
℣.: Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.
℟.: Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
℣.: Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.
℟.: Bendita seja sua santa e imaculada conceição.
℣.: Bendita seja sua gloriosa assunção.
℟.: Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
℣.: Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
℟.: Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.
℟.: Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso arcebispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Daí ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este arcebispado, a paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
℣.: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
℟.: O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
℣.: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
℟.: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
℣.: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Procede-se, então, com a reposição do Santíssimo Sacramento. O próprio sacerdote ou diácono que deu a bênção, ou outro sacerdote ou diácono, repõe o Sacramento no tabernáculo, faz genuflexão enquanto povo, se for oportuno, profere alguma aclamação; por fim, se retira.
Postar um comentário