Nomeação | Pregador da Metrópole

    

ARQUIDIOCESE DE
BELÉM DO PARÁ
____________________________________
Decreto de nomeação do
Pregador da Metrópole 
____________________________________

À Sua Eminência Reverendíssima, Dom Marlindo Cardeal Araújo, saúde e paz por parte desta venerável Mitra Arquidiocesana

As Escrituras Sagradas apontam, amiudadamente, o encargo de anunciar o Reino confiado a cada cristão a partir do sacramento do Batismo, uma vez que os cristãos são, em verdade, geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pd 2, 9). Os santos apóstolos empenhavam-se nesse dever de anunciação através da pregação, obedecendo o mandato d'Aquele que os escolheu e os consagrou: "“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15).

Classifica-se, então, o ofício da predicação como um ofício essencialmente apostólico que, por sua vez, é continuado pela Igreja que, assistida pelo Paráclito, resguarda a autoridade e a missão apostólica através dos seus ministros. Nesse espírito, a Igreja estabelecida em terras belemenses reconhece a necessidade de haver um servo de Deus devidamente capacitado para assumir com zelo pastoral o nobre dever de Pregador da Metrópole de Belém do Pará, responsável direito pelo avivamento espiritual do povo de Deus aqui presente.

Considerando, outrossim, a apostolicidade da missão de pregação, esta cátedra arquidiocesana volta seus olhares a um dos seus mais longevos e experientes colaboradores que, munido do terceiro grau do sacramento da ordem e reconhecido pela Igreja através da dignidade cardinalícia, é detentor de forma distinta dos dotes necessários para exercê-la com excelência e afinco.

Considerando, portanto, estas e outras mais observações, NOMEAMOS o eminentíssimo senhor MARLINDO card. ARAÚJO como Pregador da Metrópole, com todas as honras e direitos que lhe são devidos, para sempre ou até que se decida em contrário.

Ao nomeado, esta Mitra Arquidiocesana recomenda as mais copiosas bençãos dos Céus, para que sejam fecundos todos os trabalhos de pregação e anúncio da Palavra de Deus que serão realizados a partir de então. À luz do que diz o apóstolo, rogamos também que o nomeado pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina (2 Tm 4, 2) para a salvação das almas e maior glória da Santíssima Trindade.

Que Nossa Senhora de Nazaré conceda sabedoria a Dom Marlindo Araújo a fim de que suas pregações toquem os corações de todos que tiverem a graça de o ouvir, pois "Quem vos ouve, a mim me ouve" (Lc 10, 16).

Palácio Arquiepiscopal das Laranjeiras, 06 de junho de 2025.

Em Cristo,

TOMÁS ARAÚJO VON KLAPPERSCHLANGE
Pela graça de Deus e mercê da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Santa Maria de
BELÉM DO PARÁ

E eu o subscrevo,
Apolônio Materazzi
Vice-chanceler

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem