REFLEXÃO SEMANAL DA PALAVRA- SOLENIDADE DE PENTECOSTES
"Todos ficaram cheios do Espírito Santo" (At 2,4).
Estimados irmãos em Cristo! Paz e Bem!
Este é o dia em que Cristo, Ressuscitado e Elevado aos Céus, envia o Espírito Santo. Percebemos que o Espírito Santo é fundamental na Vida da Igreja e que sem Ele não podemos agir ne acordo com o Projeto de Deus, pois é Ele quem nos guia. Depois da morte de Jesus o medo pairava sobre a comunidade dos discípulos. Entre eles havia o medo, a tristeza, a incerteza e o pior de tudo: a falta de esperança. Contudo temos presente o trecho da Carta de São Paulo aos Romanos: "A esperança não decepciona!" (Rm 5).
Então sobre eles desceu o Espírito Santo: desceu sobre eles um novo olhar, pois o Paráclito vence o medo, a tristeza, a incerteza e fortalece nossa Fé e Esperança. Como notamos na primeira leitura, Jerusalém estava repleta de uma multidão proveniente de diversos lugares e os discípulos começaram a falar em línguas e cada um compreendia o que diziam. O que em Babel foi dividido, hoje tornava-se Uno novamente, não existem mais fronteiras, há espaço para todos.
Sobre isso medito que o Espírito Santo nos faz irmãos e quebra nossos estereótipos de uma Igreja fechada e amarga para com os irmãos, principalmente de um clero cerrado que vive em sua bolha longe do rebanho. Costumo dizer que os inimigos da Igreja não estão fora, mas dentro dela. Tantas são as controvérsias que nos afastam do projeto de Deus e dificultam a edificação de seu Reino na terra. Certamente Deus respeita nossa liberdade e o Espírito Santo nos vem quando damos abertura à sua ação. Corações fechados ao projeto de Deus destroem mais do que constroem.
O Espírito Santo santifica constantemente a Igreja e a introduz na Verdade plena enriquecendo-a com diversos dons carismáticos, levando-a à perfeição (Lumen Gentium, 4). Como mostra a dogmática, o Espírito Santo, é o fogo do amor que corre do Pai e do Filho. O Pai e o Filho amam-se tanto, infinitamente, que brota do amor mútuo dos dois e os liga no amor um ser infinitamente Amor, o Espírito Santo. O Novo Testamento aborda muitas vezes que o Espírito Santo foi “dado”, foi “enviado”. Contudo em alguns trechos dos Atos dos Apóstolos, encontra-se passagens em que Ele é tido como “dom de Deus”
Na carta aos Romanos, Paulo nos mostra que o Espírito Santo conduz a Igreja á Unidade. Cada qual com seu carisma tem muito a contribuir, pois na Igreja há espaço para TODOS! Os carismas visam fundamentalmente à construção da Igreja. Têm finalidade pastoral em vista de determinada comunidade e de toda a Igreja. Eles não abonam necessariamente a pessoa que os possui.
Neste dia de Pentecostes, façamos nossa prece de Unidade por toda a Igreja, rezemos para que o Espírito Santo tenha a plena abertura para agir em nós. Que sejamos instrumentos do Espírito Santo, assim como Ele é instrumento do Pai e do Filho.
Minha bênção a todos vocês. Graça e Paz!
Dado no Capão Grande, Tabosa, aos VIII dias do mês de junho, na Solenidade de Pentecostes, no ano da Graça de Nossso Senhor Jesus Cristo de MMXXV.
Postar um comentário