Folheto | Solenidade dominical e instituição dos prefeitos e ministros da Eucaristia

    

ARQUIDIOCESE DE
BELÉM DO PARÁ
_________________________
Solenidade da Ascenção do Senhor
Com rito de posse solene dos prefeitos e instituição de Ministro Extraordinário da Eucaristia
_________________________

RITOS INICIAIS

SAUDAÇÃO
Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:
Pres.: Em nome do Pai e do + Filho e do Espírito Santo.
    O povo responde:
℟.: Amém.

Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo *Vênia*, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
O povo responde:
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL
O sacerdote convida os fiéis ao ato penitencial:
Pres.: Irmãos e irmãs, reconheçamos os nossos pecados, para celebrarmos dignamente os santos mistérios.

Após um momento de silêncio, o sacerdote diz:
Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor.
O povo:
℟.: Porque somos pecadores.
O sacerdote:
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
O povo:
℟.: E dai-nos a vossa salvação.

Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
O povo responde:
℟.: Amém.
 
Seguem-se as invocações Senhor, tende piedade de nós (Kýrie eléison):

Pres.: Kýrie, eléison.
℟.: Kýrie, eléison.
Pres.: Christe, eléison.
℟.: Christe, eléison.
Pres.: Kýrie, eléison.
℟.: Kýrie, eléison.

GLÓRIA
Pres.Glória a Deus nas alturas, 
℟.: E paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo *Vênia*, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo *Vênia*, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO DA COLETA
Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres.: Oremos.
E todos oram com o sacerdote, por algum tempo, em silêncio.
*Abro braços*
Pres.: Deus todo-poderoso, fazei-nos exultar de santa alegria e fervorosa ação de graças, pois na ascensão de Cristo vosso Filho nossa humanidade foi elevada junto a vós e, tendo ele nos precedido como nossa cabeça, nos chama para a glória como membros do seu corpo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ao terminar, o povo aclama:
℟.: Amém.


LITURGIA DA PALAVRA
O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.

PRIMA LEITURA (At 1, 1-11)
Leitor: Leitura dos Atos dos Apóstolos
No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 
Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: ʽJoão batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?”
Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.
Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
O leitor conclui:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
℟.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (Sl 46(47), 2-3. 6-7. 8-9 (R. 6))
(Ouça no Youtube aqui)

℟. POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA

— POVOS TODOS DO UNIVERSO, BATEI PALMAS, GRITAI A DEUS ACLAMAÇÕES DE ALEGRIA! PORQUE SUBLIME É O SENHOR, O DEUS ALTÍSSIMO, O SOBERANO QUE DOMINA TODA A TERRA. ℟.

— POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA. SALMODIAI AO NOSSO DEUS AO SOM DA HARPA, SALMODIAI AO SOM DA HARPA AO NOSSO REI! ℟.

— PORQUE DEUS É O GRANDE REI DE TODA A TERRA, AO SOM DA HARPA ACOMPANHAI OS SEUS LOUVORES! DEUS REINA SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ SENTADO NO SEU TRONO GLORIOSO. ℟.


SEGUNDA LEITURA (Ef 1, 17-23)
Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Irmãos: O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro.
Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
O leitor conclui:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
℟.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Segue-se o Aleluia ou outro canto estabelecido pelas rubricas, conforme o tempo litúrgico exige.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio:

*Inclino-me sobre o altar e rezo*
Pres.: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.

EVANGELHO (Lc 24, 46-53)
℣.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

℣.: Proclamação + do Evangelho + de Jesus Cristo, + segundo LUCAS.
*Persigno-me*
O povo aclama:
℟.: Glória a vós +, Senhor +.

Pres.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.
Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote aclama:
℣.: Palavra da Salvação.
O povo aclama:
℟.: Glória a vós, Senhor.

RITO DE POSSE DOS PREFEITOS
Pres.: Aproximem-se os que serão instituídos prefeitos.

Dom Matheus von Sarto.: Presente!
Sra. Heloíse Brennand.: Presente!
Sra. Confusa Ferraz.: Presente!

O Presidente faz uma breve alocução introduzindo o ministério dos prefeitos.
Depois da alocução, o eleito se põe de pé diante do Celebrante, que o interroga com estas palavras:
Pres.: Queres assumir a função de governar e exercer o poder secular junto de teus irmãos ?
Eleito: Quero.

Pres.: Queres empenhar-te com máximo cuidado e reverência na administração temporal da Arquidiocese de Belém?
Eleito: Quero.

A seguir, todos levantam. O eleito ajoelha e o Celebrante convida os fiéis à oração:
Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs, supliquemos confiantes a Deus Pai que se digne conceder a bênção a este nossos irmãos escolhidos para governar o nosso território.
Todos oram alguns instantes em silêncio.

A seguir, o Celebrante prossegue:
Pres.: Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-vos abençoar + estes nossos irmãos, a fim de que, governando fielmente a turbe dos teus filhos, possam participar um dia para sempre do banquete celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Todos saúdam os prefeitos instituídos.

HOMILIA

RITO DE INSTITUIÇÃO AO MINISTÉRIO DA PALAVRA E MESCE
Após a homilia, em que os presentes são instruídos sobre as razões pastorais desse ministério em favor da comunidade dos fiéis, o Celebrante apresenta ao povo a pessoa escolhida para o ministério da Sagrada Comunhão, com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs: Ao nosso irmão BRYAN DOS OUROS é conferido o ofício pelo qual ele mesmo pode tomar a Santíssima Eucaristia e administrá-la aos outros, levá-la aos doentes e administrar o Viático. Tu, meu caríssimo irmão, que és investido de tão sublime ofício da Igreja, esforça-te para avantajar-te diante dos demais pela vida cristã, pela fé e os bons costumes e a viver mais fervorosamente deste mistério da unidade e da caridade, pois, sendo muitos, formamos um só corpo, nós que participamos de um só pão e de um só cálice. Portanto, distribuindo a Eucaristia aos outros, procura exercer a caridade fraterna conforme o mandamento do Senhor que disse aos discípulos ao lhes entregar o seu corpo para que o comessem: ''Eu vos mando que vos ameis uns aos outros como eu vos amei''.

Depois da alocução, o eleito se põe de pé diante do Celebrante, que o interroga com estas palavras:
Pres.: Queres assumir a função de distribuir aos teus irmãos o Corpo do Senhor movido pelo desejo de servir e edificar a Igreja?
Eleito: Quero.

Pres.: Queres empenhar-te com máximo cuidado e reverência na administração da Eucaristia?
Eleito: Quero.

A seguir, todos levantam. O eleito ajoelha e o Celebrante convida os fiéis à oração:
Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs, supliquemos confiantes a Deus Pai que se digne conceder a bênção a este nosso irmão escolhido para ministrar a Eucaristia.
Todos oram alguns instantes em silêncio.

A seguir, o Celebrante prossegue:
Pres.: Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-vos abençoar + este nosso irmão, a fim de que, distribuindo fielmente o pão da vida aos seus irmãos e irmãs, confortado pela virtude deste sacramento, possa participar um dia para sempre do banquete celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Todos saúdam o ministro instituído.

A missa prossegue como de costume.

CREDO
℟.: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, *Inclino-me profundamente* que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria *Volto-me*; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.


PRECES DA COMUNIDADE

℟.: Pela sua ascensão, ouvi-nos Senhor.

Leitor: Rezemos pelo Santo Padre Gabriel e pelo nosso arcebispo Tomás, com Dom Éder e Gregório e todos nossos pastores, que Deus os conservem sempre firmes e conscientes da sua missão neste apostolado. Senhor, te imploramos:

Leitor: Pelos prefeitos hoje empossados: Barão Sarto, Confusa e Heloise, que possam servir com fidelidade a Igreja de Cristo e conservem em seus corações a vontade de crescer, pelo seu serviço, o seu amor a Deus. Senhor, te imploramos:

Leitor: Pelo ministério da Palavra e eucaristia que hoje Dr. Bryan recebeu, que seja sinal de sua vocação e propicie nele o carisma do anúncio. Senhor, te imploramos:

Leitor: Por toda a Arquidiocese de Belém, o povo de Deus e os seus representantes, que pela sua Ascensão, Senhor, sejamos todos levados, junto de ti, à glória celeste. Senhor, te imploramos:

Leitor: Por todos os jogadores do Habbo Hotel, que possam conhecer e participar deste apostolado e, conosco, louvar ao Senhor em toda parte. Senhor, te imploramos:


LITURGIA EUCARÍSTICA
OFERTÓRIO
Inicia-se o canto da preparação das oferendas, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal.

O vermelho em itálico são as ints (ações) dentro do jogo que o clérigo DEVE fazer para cumprir a rubrica do Missal Romano.

___________ORAÇÕES PRIVADAS DO PRESIDENTE___________
*Tomo a patena com o pão*
*Elevo-os sobre o altar e rezo*
Pres.: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida.
*Deponho a patena com o pão sobre o corporal*
℟.: Bendito seja Deus para sempre!

*Coloco vinho no cálice*
*Cuidadosamente pingo uma gota d'água e rezo*
℣.: Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.

*Elevo o cálice sobre o altar e rezo*
Pres.: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar vinho da salvação.
*Deponho cálice sobre o corporal*
℟.: Bendito seja Deus para sempre!

*Inclino-me profundamente e rezo*
Pres.: De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.

INCENSAÇÃO, se houver

LAVABO
*Estendo mãos sobre a bacia*
*Lavo-as enquanto rezo em silêncio*
Pres.: Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me do meu pecado.
*Enxugo-as no manustérgio*
*Vênia*
______________________

Volta ao centro do altar.

*Estendo e uno mãos*
Pres.: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
O povo se levanta e responde:
℟.: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Oração sobre as oferendas.
*Abro braços e olho Missal Romano*
Pres.: Senhor, na festa da venerável ascensão do vosso Filho nós vos apresentamos humildemente este sacrifício. Concedei que, por este intercâmbio de dons, sejamos elevados às realidades do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Ao terminar, o povo aclama:
℟.: Amém.


CÂNON ROMANO
(prefira-se sempre usá-lo, pela sua profundidade e história. Alguns minutos a mais não farão tanta diferença e podem ser retirados da, por exemplo, homilia ou saudação).

PREFÁCIO
*Abro braços*
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
*Ergo as mãos* 
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
*Abro braços novamente*
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.

Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pois o Senhor Jesus, Rei da glória, vencedor do pecado e da morte, ante os Anjos maravilhados, subiu (hoje) ao mais alto dos céus, constituído Mediador entre Deus e a humanidade, Juiz do mundo e Senhor do universo. Ele, nossa cabeça e princípio, nos precedeu, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar a nós, membros do seu corpo, a confiança de um dia o seguirmos. Por isso, transbordando de alegria pascal, exulta a criação por toda a terra; também as Virtudes celestes e as Potestades angélicas proclamam um hino à vossa glória, cantando a uma só voz:

Ao seu final, une as mãos e, com o povo, conclui o Prefácio, cantando ou em voz alta dizendo:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

*Abro braços*
Pres.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, suplicantes, vos rogamos e pedimos por Jesus Cristo *Vênia*, vosso Filho e Senhor nosso,

*Uno mãos e traço o sinal da cruz sobre o pão e o cálice*

que aceiteis e abençoeis + estes dons, estas oferendas, este sacrifício puro e santo,

*Abro braços*

que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra, em comunhão com vosso servo o Papa GABRIEL, o nosso Bispo TOMÁS, e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos.
A assembleia aclama:
℟.: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!

Memento dos vivos
*Abro braços*
1C: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas:

*Uno mãos* (Mencionar os leigos presentes).

Depois,

*Abro braços*

e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fé e a dedicação ao vosso serviço. Por eles nós vos oferecemos e também eles vos oferecem este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces, Deus eterno, vivo e verdadeiro, para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.
A assembleia aclama:
℟.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

"Infra actionem"
*Abro braços*
2C: Em comunhão com toda a Igreja, celebramos em primeiro lugar a memória da Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, a gloriosa sempre Virgem Maria, a de seu esposo São José, e também a dos Santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião e a de todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

*Abro braços*
Pres.: Aceitai, ó Pai, com bondade, a oblação dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação eterna e acolhei-nos entre os vossos eleitos.
*Uno mãos*
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

EPICLESE
*Estendo mãos sobre as oferendas*
Pres.: DIGNAI-VOS, ó Pai, aceitar, abençoar e santificar estas oferendas; recebei-as como sacrifício espiritual perfeito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de vosso amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
*Uno mãos*

A assembleia aclama:
℟.: Enviai o vosso Espírito Santo!

CONSAGRAÇÃO
Pres.: Na véspera de sua paixão,
*Tomo o pão e o elevo um pouco acima do altar*
ele tomou o pão em suas santas e veneráveis mãos, 
*Elevo os olhos*
elevou os olhos ao céu, a vós, ó Pai todo-poderoso, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu o pão e o deu a seus discípulos, dizendo:
*Inclino-me levemente*
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
*Elevo a hóstia consagrada*
*Deponho-a na patena*
*Genuflecto*


Pres.: Do mesmo modo, no fim da ceia,
*Tomo o cálice e o mantenho elevado sobre o altar*
ele tomou este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos, pronunciou novamente a bênção de ação de graças e o deu a seus discípulos, dizendo:
*Inclino-me levemente*
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
*Elevo o cálice*
*Deponho-a no corporal*
*Genuflecto*


Em seguida, diz:
Pres.: Mistério da fé!

ANAMNESE
A assembleia aclama:
℟.: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

*Abro braços*
Pres.: Celebrando, pois, a memória da bem-aventurada paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício puro, santo e imaculado, Pão santo da vida eterna e Cálice da perpétua salvação. Recebei, ó Pai, com olhar benigno, esta oferta, como recebestes os dons do justo Abel, o sacrifício de nosso patriarca Abraão e a oblação pura e santa do sumo sacerdote Melquisedeque.
A assembleia aclama:
℟.: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
 
*Uno mãos e inclino-me*
Pres.: Suplicantes, vos pedimos, ó Deus onipotente, que esta nossa oferenda seja levada à vossa presença, no altar do céu, pelas mãos do vosso santo Anjo, para que todos nós, participando deste altar pela comunhão do santíssimo Corpo e Sangue do vosso Filho,
*Volto-me e faço sinal da cruz*
+ sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.
A assembleia aclama:
℟.: O Espírito nos una num só corpo!

Memento dos mortos.
*Abro braços*
3C: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz.
*Uno mãos*

Reza brevemente pelos defuntos que deseja recordar.

*Abro braços*
A eles, e a todos os que descansam no Cristo, concedei o repouso, a luz e a paz.
*Uno mãos*
A assembleia aclama:
℟.: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

*Bato no peito e digo:*
4C: E a todos nós pecadores,
*Abro braços*
que esperamos na vossa infinita misericórdia, concedei, não phor nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro, Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia e de todos os vossos Santos.
*Uno mãos*
Por Cristo, nosso Senhor.
E prossegue:
Por ele não cessais de criar, santificar, vivificar, abençoar estes bens e distribuí-los entre nós. 

DOXOLOGIA FINAL
*Elevo patena com a hóstia e o cálice*
Pres.: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
A assembleia aclama:

(Ouça no Youtube aqui)
℟.: AMÉM. AMÉM. AMÉM.

*Deponho patena e cálice no corporal*
*Uno mãos*

RITO DA COMUNHÃO
Pres.: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

*Abro braços*
℟.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Pres.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
*Uno mãos*
O povo conclui a oração, aclamando:
℟.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

ORAÇÃO PELA PAZ
*Abro braços*
Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
*Uno mãos*
Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.

*Abro e uno mãos*
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
℟.: O amor de Cristo nos uniu.

ABRAÇO DA PAZ
Em seguida, se for oportuno, o diácono ou o sacerdote diz:
℣.: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

E, todos, segundo o costume do lugar, manifestam uns aos outros a paz, a comunhão e a caridade; o sacerdote dá a paz ao diácono e a outros ministros.

CORDEIRO DE DEUS
Enquanto isso, canta-se ou recita-se:
℟.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

___________ORAÇÕES PRIVADAS DO PRESIDENTE___________
*Parto o pão consagrado sobre a patena*
*Coloco um pedaço no cálice e rezo*
Pres.: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.
*Uno mãos e rezo*
Pres.: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que, cumprindo a vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo, pela vossa morte destes vida ao mundo, livrai-me por este vosso santíssimo Corpo e Sangue dos meus pecados e de todo mal; dai-me cumprir sempre a vossa vontade e jamais separar-me de vós.
______________________

*Genuflecto*
*Tomo a hóstia e a elevo sobre o cálice*
Pres.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
E acrescenta, com o povo, uma só vez:
℟.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

COMUNHÃO DOS FIÉIS
Em seguida, toma a patena ou o cibório, aproxima-se dos que vão comungar e mostra a hóstia um pouco elevada a cada um deles, dizendo:
℣.: O Corpo de Cristo.
O que vai comungar responde:
℟.: Amém.
E comunga.

______________________
O diácono ou o ministro extraordinário da distribuição da sagrada Comunhão, ao distribuir a sagrada Comunhão, procede do mesmo modo.
Terminada a Comunhão, o sacerdote, o diácono ou acólito purifica a patena e o cálice.
Enquanto se faz a purificação, o sacerdote reza em silêncio:
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.
Então o sacerdote pode voltar à cadeira. É aconselhável guardar algum tempo de silêncio sagrado ou proferir um salmo ou outro cântico de louvor.
______________________


ALMA DE CRISTO
℟.: Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do inimigo maligno defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
Mandai-me ir para Vós,
Para que Vos louve com os Vossos Santos
Pelos séculos dos séculos. Ámem.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Pres.: Oremos.
*Abro braços*
Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com os mistérios divinos, fazei que nossos corações se voltem com fervor para o alto, onde está, junto de vós, a nossa natureza humana. Por Cristo, nosso Senhor.
Ao terminar, o povo aclama:
℟.: Amém.

AVISOS PAROQUIAIS OU DIOCESANOS

O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
*Abro e uno mãos*
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

*Abro braços unindo-os ao alto, depois trazendo-os ao peito*
Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
*Traço sinal da cruz*
Pai e Filho + e Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
℣.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
O povo responde:
℟.: Graças a Deus.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem